Páginas

domingo, 9 de março de 2008

Sobrancelhas da moda

Se os cabelos são a moldura do rosto, as sobrancelhas certamente são a moldura do olhar. O formato e aspecto das sobrancelhas dão ou tiram expressão ao rosto, por isso é importante aprender a depilar e maquiar uma parte fundamental da beleza.

Nos anos 30, sob a influência da atriz alemã Marlene Dietrich, havia o costume de depilar toda a sobrancelha e desenhar com lápis uma fina linha sobre os olhos.


Marlene Dietrich

Após vários anos de hegemonia da sobrancelha fina, nos anos 80 elas voltam a ficar cheias, largas e com poucos cuidados e nos anos 90, a sobrancelhas finas voltaram com tudo, e com elas as horas retirando pêlo a pêlo com a pinça.
Felizmente, atualmente a aposta é no estilo natural. Finas, grossas, mais ou menos curvadas, o importante é seguir a linha das sobrancelhas, mas dando a elas um aspecto bem cuidado.
As principais estrelas de cinema da atualidade, como Penélope Cruz, Scarlett Johansson e Keira Knightley são exemplos de famosas que mantêm sobrancelhas ao estilo natural e marcam tendência.


Scarlett Johansson

Penélope Cruz


Keira Knightley

Pinças em ação
O melhor método para definir as sobrancelhas é a depilação com pinça, pois dá melhores resultados e é menos agressiva que outras opções, como a cera, que pouco a pouco causa flacidez na pálpebra. Porém, independente do método utilizado, o mais aconselhado é procurar um bom profissional para depilar as sobrancelhas, principalmente se for pela primeira vez pois assim, será possível fazer apenas a manutenção por conta própria.
Para a manutenção é necessário ter uma boa pinça, um espelho de aumento e uma escovinha (pode ser até uma de dentes, infantil) para alinhar os fios e alguns especialistas recomendam fazer isso pela manhã, já que a pele está menos sensível aos "puxões".
Antes de pegar a pinça e começar a "limpar" as sobrancelhas, é importante saber quais são os limites. Aí vão algumas dicas:

- O início da sobrancelha deve ser exatamente em cima do canal lacrimal (no canto interno dos olhos). Sobrancelhas muito separadas tendem a fazer com que os olhos também pareçam muito distantes um do outro.
- O ponto mais alto do arco deve coincidir verticalmente com o extremo externo da íris.
- O final requer uma dose maior de habilidade, mas nada complicado. Basta traçar uma linha imaginária que começa no canto dos lábios e vai até o canto externo das pálpebras, pois respeitando-se os ângulos de cada rosto, o risco de ter uma sobrancelha muito curta ou longa é bem menor.
- Os pêlos que sobram desse desenho devem ser eliminados, mas convém não mudar a forma das sobrancelhas - ao menos que essa seja a intenção - seguindo sua linha natural, depilando apenas os excessos.

Para quem quer saber qual a forma mais harmoniosa de sobrancelhas, as dicas são as seguintes:

- Formas muito retas tendem a deixar o rosto menos expressivo. Criar um leve arco com o auxílio de um lápis é uma boa solução, mas eliminar mais pêlos do que o necessário tende a criar falhas feias e difíceis de corrigir depois.
- Já sobrancelhas muito próximas dos olhos dão um ar "pesado" (Tipo Frida Kahlo).
- A depilação dará uma maior sensação de "limpeza" e de olhos maiores.
Depois de bem definidas e penteadas, a próxima etapa é a maquiagem.
Toque final
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, usar lápis nas sobrancelhas não dá um resultado tão artificial assim. Basta usar com moderação e fazer do lápis um aliado.
Uma esfumada discreta de lápis, preferencialmente numa cor próxima ao tom natural da sobrancelha, corrige falhas, iguala grandes diferenças e é a salvação para quem tem pouco pêlo.
O mercado já conta, atualmente, com lápis próprios para sobrancelhas, que geralmente vêm com uma escovinha ou espuma, para esfumar e manter os fios em ordem, facilitando a maquiagem. (A Contém 1g tem um tom de café que é ótimo!)
Também é recomendado o uso de sombras em pó de cores claras, com pigmentos iluminadores. Basta aplicar abaixo da sobrancelha, próximo à pálpebra. Este truque realça seu desenho e "levanta" o olhar.
Cuidar das sobrancelhas não é complicado, mas o bom senso ainda é a melhor dica. Se houver dúvidas, procure um bom profissional.

1 recados: ADORO!:

Unknown disse...

é verdade que o lápis de olho, faz cair os pelinhos da sombrancelha?
ME INDICA O QUE DEVO USAR PARA CONTORNAR E CUBRIR FALHAS NA SOMBRANCELHAS, SEM QUE CAIA OS CABELINHOS!