Páginas

domingo, 16 de março de 2008

A moda REALMENTE é para todos!!!! Burcas Fashion...AMEI

A tradicional burca acaba de estrear nas passarelas da moda da Noruega! A coleção foi totalmente inspirada na vestimenta que cobre, da cabeça aos pés, algumas mulheres muçulmanas.



A idéia da grife norueguesa Marked Moskva é popularizar a burca como peça básica - e libertadora - do vestuário feminino.
Segundo a estilista, criadora da coleção, a burca pode dar mais liberdade às mulheres. Ela disse: "Para as ocidentais, ela dá a oportunidade de poder sair de casa sem se preocupar com o cabelo ou a maquiagem, por exemplo, além de proporcionar privacidade. E se as ocidentais começarem a usar burcas, as muçulmanas podem passar a sofrer menos discriminação".
Até o momento, segundo a estilista, não houve nenhuma reação negativa por parte de grupos muçulmanos, afinal essa coleção traz um pouco de "modernidade" numa vestimenta tão medieval!!!
Para fazer a coleção, a marca Marked Moskva empregou duas islamitas para ajudar na confecção, e três peças já foram vendidas para muçulmanas.
A coleção norueguesa é mais fiel ao estilo original, cobrindo totalmente a cabeça e os olhos. A diferença está na variedade de estampas e texturas. Há, por exemplo, a "burca-verão", com estampas florais, a burca de peles, adaptada para os vários graus negativos do inverno nórdico, a "burca-doll" para dormir, e até uma burca para noivas.



"Burca-doll"

A idéia de criar a coleção surgiu depois de os três designers da grife - Tonje Nordmo, Maria Kartveit e Cedric Stevens - terem resolvido adotar a burca como parte de seu guarda-roupa.
Eles tivemos que mandar trazer as peças do Afeganistão e disseram que usar as tradicionais túnicas negras nas ruas da capital norueguesa, Oslo, foi uma experiência estressante.
"Ouvimos vários insultos e fomos impedidos de entrar em restaurantes. Outras pessoas pareciam assustadas, com medo da nossa presença. Sentimos na pele a discriminação sofrida pelas muçulmanas", disse a estilista. Foi então que o grupo de designers decidiu criar sua própria versão da burca, em cores quentes e tecidos variados.
Eu particularmente adorei essa idéia, afinal todas as mulheres do planeta merecem se sentir bonitas e bem vestida..Até mesmo numa socie
dade conservadora e machista com a islamica.....





Burca "Blueberry"

0 recados: ADORO!: